Sem precedentes, a pandemia do Covid-19 arrasou o mundo todo, arrebatando milhares de vidas. Diversas pessoas perderam seus empregos durante o período da pandemia, somando um total de quase 14 milhões de pessoas desempregadas no Brasil.
Esse período em que estamos vivenciando, fez com que o mercado de trabalho se adaptasse a formas que demorariam um bom tempo para se estabelecer, como por exemplo, o trabalho remoto. Home office sempre foi um benefício que os colaboradores valorizavam e em muitas empresas, mesmo que compulsório, tornou-se uma realidade rapidamente.
A pandemia fez com que todos nós tivéssemos que nos adaptar a diferentes acontecimentos, práticas e ações.
Dessa forma, em relação aos profissionais que trabalham com a gestão de pessoas, estes também se amoldaram ao novo normal, trabalhando com as pessoas de maneira mais humanizada, com a linguagem mais assertiva e flexível.
O RH, passou a atuar fortemente na saúde mental de seus colaboradores, focando no bem-estar destes, a fim de promover a contínua produtividade dos profissionais dentro da organização, prevenindo possíveis desgastes emocionais em virtude do novo coronavírus.
Além disso, a gestão de pessoas pós-pandemia promete ampliar ainda mais a flexibilidade no ambiente de trabalho fazendo o uso do home office, além de tornar a comunicação mais assertiva, se importando com o bem-estar de seus profissionais.
Certamente o investimento em tecnologia é um ponto importante em que os gestores de pessoas focarão pós-pandemia, inserindo ferramentas para capacitação e desempenho de seus colaboradores, a fim de torná-los mais engajados.
Transformação digital é obrigatoriamente um ponto que será explorado para que as empresas se mantenham ativas em seus mercados de atuação.
O novo normal nada mais é do que a nova forma de viver, garantindo a segurança e a sobrevivência dos seres humanos. A pandemia fez com que nos readequássemos ao nosso modo de viver, o modo em que nos relacionamos, a forma em que nos protegemos para prevenir doenças; tais fatos se caracterizam como o novo normal. Este novo normal já funciona no meio profissional em que estamos inseridos, com a promessa de se intensificar cada vez mais após o período da pandemia. Sociedade, economia, política e cultura foram completamente redefinidas diante do período em que vivemos.
Este momento de transformação prova que sempre podemos readequar nossas rotinas de acordo com o momento. Como será o futuro dos empregos pós pandemia?
Uma tendência que se tornava cada vez mais forte antes da pandemia era o home office; o que acabou se estabelecendo de fato durante o período de isolamento social.
Pesquisas mostraram que o home office permite realizar outras tarefas além do trabalho, tornando o dia mais produtivo.
A expansão do trabalho terceirizado é também uma forte tendência para o período posterior a pandemia, visto que as empresas estão prezando cada vez mais por serviços rápidos e menos burocráticos.
É de suma importância que os gestores de pessoas se mantenham sempre atualizados, além de olhar para os colaboradores de maneira mais humanizada, reajustando todas as expectativas da organização.
Cabe ao RH entender os comportamentos e as mudanças, tanto do mercado de trabalho quanto de seus profissionais, tornando-se flexível em diversas questões para manter o equilíbrio na empresa.
Perante o novo normal, o setor de gestão de pessoas enfrenta alguns desafios que já existiam antes, entretanto de forma mais intensa, tais como:
Direcionar o mindset corporativo para tecnologia;
Fortificar a cultura organizacional;
Ter em mente que as novas ferramentas tecnológicas ajudam e otimizam o tempo e, sendo assim, treinar o uso destas;
Prezar a qualidade de vida no trabalho.
Portanto, essa crise e as novas readaptações e reequilíbrios serviram para a área de Recursos Humanos inovar as culturas organizacionais, promovendo novas dinâmicas no cenário das corporações, visando maior flexibilidades para os colaboradores.
Além disso, a pandemia ainda reafirmou o quanto a tecnologia é aliada a todos os processos de trabalho, assumindo um papel principal no futuro do RH.
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