Feedback é uma arma poderosa e possui o dom de transformação dentro das empresas. Mas isso serve tanto para o lado positivo quanto negativo.
Bem-vindos a era da tecnologia, da inovação e das grandes descobertas. É tudo ou nada e o RH dessa vez nunca mais será o mesmo. Atividades comuns serão reinventadas e ganharão um plus. O feedback não poderia ficar de fora dessa revolução, não é mesmo?
Feedback é uma arma poderosa e possui o dom de transformação dentro das empresas.
Mas isso serve tanto para o lado positivo quanto negativo, já que o mesmo poder que ele tem para impulsionar ele tem para arruinar.
Tudo depende da forma que ele será aplicado. O ambiente e os valores que a empresa possui também possuem forte interferência nesse processo.
"No Facebook o feedback é visto como um presente. E no Facebook todo dia é seu aniversário" - Lori Goler VP RH Facebook
Pesquisa realizada pela agência de educação corporativa, Insperiência, revelou que 50% dos gestores avaliados não sabem a forma correta de dar feedback a sua equipe.
Um grande recurso para aprimorar os processos e performance da empresa pode ir por água abaixo caso seja realizado de uma maneira inapropriada.
Quer um exemplo do que é considerado um tiro no pé? Essa mesma pesquisa apontou que 61% dos líderes aplicam o feedback somente quando o colaborador está apresentado um comportamento inadequado.
Isso claramente faz as pessoas associarem o feedback a uma prática ruim que só acontece quando as coisas dão erradas e alguém precisa levar uma bronca por isso.
Não existe feedback bom ou ruim. Existe feedback mal aplicado. Essa palavra inglesa significa resposta/comentário a algo que aconteceu.
Ele serve como uma informação que amplia o nível de percepção das pessoas sobre uma ação realizada. E afinal de contas: não existe informação positiva ou negativa – informação é o repasse de ideias, de instrução e ela ganha o cunho de uma informação boa ou ruim dependendo do uso que você faz dela.
É justamente por isso que o feedback é uma ação transformadora em todas as esferas da vida.
E no ambiente corporativo, ele deve ser encarado como uma excelente oportunidade para se obter vantagens, tanto para o colaborador quanto para entrevistador/gestor já que permite um diálogo aberto e transparente.
Empresa com uma cultura baseada em um mindset inovador também é aquela que faz uso de atividades já habituais, mas com excelência!
E para os próximos dias revolucionários o que podemos esperar do feedback? É bom estarmos preparados pois ele nunca mais será o mesmo. Será potencializado com ações inovadoras e fará parte da rotina de maneira eficiente.