As áreas de Recursos Humanos e Marketing possuem um objetivo comum - o engajar pessoas. Essa conexão é vital para impulsionar ações com foco em resultados.
O trabalho em equipe é indispensável para que uma empresa alcance seus objetivos e obtenha resultados extraordinários.
Assim como um organismo vivo, uma organização é formada por várias áreas que contribuem para um objetivo em comum.
Apesar de públicos distintos, as áreas de Recursos Humanos e Marketing possuem uma missão partilhada - o engajamento dos colaboradores.
A primeira área citada busca engajar o público interno da empresa e a outra corre atrás de engajar o público externo, focando na construção de uma marca forte junto ao mercado, seja com parceiros ou clientes.
"Quem não quer trabalhar em uma empresa considerada “dos sonhos"?
Qual empresa não deseja ter o talento de maior destaque do mercado?
Essas são duas perguntas comuns que se entrelaçam quando o assunto é employer branding.
Neste caso a conexão entre marketing e RH é mais que necessária, se tornando complementar e impulsionadora de ações com foco na potencialização dos resultados.
A importância dessa cooperação entre as áreas é ainda mais acentuada em tempos de transformação digital. Estudiosos do tema relatam que, com a digitalização da economia, a colaboração intensa e criativa entre as áreas passa a ser valorizada.
Os silos das organizações cedem lugar aos processos de inovação, a partir das cocriações entre os departamentos. Além de levar resultados para a diretoria, o trabalho em conjunto ainda rende reconhecimento e mérito por parte de outras áreas, além de todo o aprendizado e incentivo que fica.
Em tempos de tantas facilidades tecnológicas onde tudo é consumido com dinamismo e instantaneidade, o requisito básico é cuidar da imagem da empresa pensando sempre no que ela representará no universo on-line. Isso é um pré-requisito para atrair bons candidatos.
O ideal é que o RH seja uma ponte estratégica na empresa, estando alinhado com outros departamentos, para que juntos, consigam manter os bons profissionais no time e garantir que qualquer talento desse mercado também sinta o desejo de fazer parte da equipe.
Nessa era digital, além da conexão entre departamentos é essencial que todos estejam escorados na tecnologia, para que assim, todos os processos sejam automatizados e que as pessoas estejam operando nas vagas/lugares adequados às suas necessidades e capacidades.
Uma pesquisa da Universidade de Oxford, revela que a próxima onda de avanços tecnológicos vai colocar em risco até 47% de todos os empregos dos Estados Unidos.
No entanto, a mesma pesquisa também indica que novos postos de trabalho serão criados na onda dessas novas tecnologias.
Trata-se de uma corrida contra o tempo para se manter atualizado às carreiras que ascenderão no futuro próximo.
É um processo cíclico que deve ser desencadeado, ou seja, não adianta apenas uma ação em conjunto da área de RH e Marketing. É importante que os planejamentos e a execução das atividades estratégicas sejam continuamente desenvolvidos.
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