Veja as vantagens de migrar de um modelo operacional, para um formato estratégico de pensar e atuar no mercado de RH.
A palavra estratégia faz parte do vocabulário de muitos RHs, porém na prática, de acordo com pesquisas, quase não faz parte da realidade deles. Alguns acreditam que atuam de maneira estratégica apenas porque realizam os mesmos processos que os concorrentes. Não é bem assim.
Uma empresa só consegue superar seus concorrentes e conquistar uma resultados atrativos para os seus acionistas se conseguir agregar valor maior aos seus produtos/serviços ou se conseguir estabelecer um preço mais competitivo, mas sempre entregando a sua oferta com um padrão alto de qualidade.
De acordo com a pesquisa HR Trends, realizada pela Propay, 85% dos profissionais de RH não desempenham atividades consideradas estratégicas pelo mercado. A área de RH de muitas empresas não está numa zona de conforto quando se trata de estratégia. Talvez porque atividades que poderiam ser consideradas operacionais ou táticas passam a ser vistas como grandes desafios ou porque, a área, muitas vezes não possui uma fonte sólida de mensuração.
Quando não há métricas e indicadores, não há espaço para executar ações efetivas. Não há certezas absolutas. Não pode ser estratégico para o negócio. Em termos de teoria já sabemos o que é ser estratégico, mas na prática, como isso funciona?
Esse conteúdo vai ajudar você a ter insights sobre o caminho mais adequado para se tornar um RH estratégico, atuante e conseguir colher frutos com destaque dentro da sua organização.
Sua empresa precisa ter uma estratégia central que faça a gestão e a redução de custos de: Recrutamento e Seleção, Benefícios, Folha de Pagamento e Treinamento e Desenvolvimento.
Tenha líderes accountabillity em sua empresa. Aqueles que agem com ética e assumem as responsabilidades, independente de erros.
Se esforce para ser uma área conectada com novas práticas digitais e insira essas mudanças no mindset cultural da empresa.
Valorize a diversidade e componha uma equipe caracterizada pelas diferenças, incluindo etnias, gêneros, idades, deficiências, orientações sexuais etc.
O RH precisa cuidar da cultura organizacional e uma boa maneira é através de Recrutamento onde se contrata pessoas que se identificam com os valores da organização.
Não conheça apenas a sua área, mas sim, entenda o negócio em que sua empresa atua.
O RH precisa ter novos skills para ser estratégico. Entre eles estão: um RH integrado a tecnologia, RH Flexível, RH aliado a comunicação, entre outros.
Conheça a Propay e veja como podemos lhe ajudar!