O conceito de TCO - redução de custos - é a ideia de que, para promover uma gestão eficiente, o gestor deve conhecer os custos envolvidos no negócio.
Neste artigo iremos falar sobre Total Cost of Ownership, ou Custo Total de Propriedade. Você sabe o que significa esse termo?
O que é TCO?
TCO é um conceito de gestão que cresceu dentro do setor de tecnologia e foi adotado pelas mais diversas áreas, mas infelizmente é raro encontrar um RH que pratique. Conheça como esta análise pode fazer a diferença para seu departamento.
O conceito de TCO é baseado na ideia de que, para que se possa fazer uma boa gestão de um negócio ou departamento, o gestor precisa conhecer com precisão todos os custos envolvidos, não apenas os valores associados diretamente com sua atividade.
Ao adotar essa prática, o gestor busca entender o quanto o departamento ou empresa realmente custa para operar, e pode, com isso, planejar suas finanças com mais segurança.
Para o RH, esta prática não encontrou a mesma popularidade vista nas demais áreas, e isso pode ser uma perda para os gestores deste departamento.
Os custos do RH
Quais custos estão associados a seu departamento? Ao responder esta questão, os responsáveis pela gestão de RH rapidamente pensam em itens como softwares de produtividade ou gestão, salários, serviços especializados de fornecedores e talvez até equipamentos.
Frequentemente, porém, elementos importantes como treinamentos, manutenção de sistema e equipamentos, atividades de coleta e consolidação de dados - mesmo quando feitas internamente - podem gerar custos facilmente ignoráveis pela gestão.
Isso acaba prejudicando a performance financeira e a produtividade do time, sem que se associe este problema a uma causa evidente e diretamente solucionável.
Gestão de alta performance
Para uma gestão de alta performance, o RH precisa assumir uma postura mais detalhista com relação aos valores empenhados em suas atividades, entendendo exatamente quais são suas tarefas principais, quais são os recursos envolvidos – de pessoas a soluções e equipamentos – e quais são os demais pontos que geram custos para a área, identificando cada um deles e avaliando o quanto efetivamente consomem da verba.
Por que o TCO no RH?
Há algum tempo a área de Recursos Humanos vem se profissionalizando e consolidando sua posição como uma área central para uma gestão empresarial eficiente, adotando métricas importantes como volume de trabalho realizado, produtividade, tempo médio para cada atividade etc., assim como estas medidas, o TCO também pode oferecer vantagens táticas para a empresa, como:
Controle de custos
Primeira e mais popular vantagem é o controle dos custos totais associados ao RH.
Quando se sabe exatamente aquilo que se desembolsa na operação da área, é mais simples conter custos e priorizar os investimentos, permitindo uma economia inteligente e eficaz da verba.
Mais credibilidade gerencial
Como dito, o RH vem consolidando sua posição nas empresas, e adotar o TCO como prática gerencial só tende a tornar esse processo mais dinâmico junto à diretoria, pois facilita a visualização das atividades do departamento pela alta gestão, assim como a comprovação de sua eficiência operacional;
Otimização da operação
Com mais clareza de custos da área, o planejamento é feito com mais consistência e clareza, permitindo melhores investimento e ajudando na otimização das atividades do RH, o que tende a fortalecer a performance do time.
Um RH bem gerenciado é uma peça essencial para uma empresa que quer times integrados, uma cultura bem desenvolvida e um clima que estimule a produtividade e o conforto de todos.
Quem busca isso, portanto, tem que levar em conta o TCO na hora de contabilizar os gastos e pensar no futuro deste departamento, trazendo para ele cada vez mais eficiência, produtividade e relevância.
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