Propay | Blog

Controle de ponto: tudo o que você precisa saber

Escrito por Propay | 20-10-2020 14:03

O controle de ponto é um sistema responsável por registrar a jornada de trabalho dos colaboradores.

Ele é encarregado para extrair informações como faltas, atrasos, horas extras e outras informações importantes que entram para a gestão da folha de pagamento. Saber sobre suas vantagens é extremamente importante para escolher o controle de ponto adequado a sua empresa. Confira abaixo todas as informações sobre este tema:

Como funciona o sistema de ponto eletrônico?

Conforme a tecnologia vai evoluindo, a tendência das organizações é acompanhar esse desenvolvimento, a fim de manter uma reputação boa e sólida. Com isto, surgiu o ponto eletrônico.

O sistema de ponto eletrônico permite que os profissionais da organização registrem a quantidade de horas trabalhadas de maneira simples e fácil.

Tal sistema funciona através de aplicativos, pelo próprio smartphone; biometria, com a impressão digital ou; crachá magnético, que na maioria das vezes geralmente é usado em catracas.

Existem algumas opções para usar o sistema de ponto eletrônico, cabe à empresa selecionar o estilo que mais atenda suas demandas e exigências.

Registro de ponto e legislação trabalhista

Em 29 de agosto de 2009, o Ministério do Trabalho e Emprego publicou a portaria 1510, a qual regulamente o uso do sistema do ponto eletrônico e, dois anos depois, publicou a lei 373.

A lei 1510, criada em 2009, determina que é obrigatório a empresa com 20 ou mais funcionários contar com o registro de ponto eletrônico

Por conseguinte, a lei 373, permite às empresas adotarem sistemas alternativos para efetuarem o controle do ponto. Dessa forma, a lei criada em 2011 promoveu maior flexibilização quanto ao registro de ponto nas organizações, desde que respeitem as regras da primeira portaria, como por exemplo:

  • Identificação de todos os funcionários;

  • Armazenamento seguro das informações, com a permissão de consultas, tanto da empresa quando do colaborador. Essa regra diz a respeito de assegurar os direitos do trabalhador e da empresa, não permitindo fraudes no sistema.

Controle de ponto serve para todo tipo de empresa?

O controle de ponto serve para todo tipo de empresa, embora não seja obrigatório o uso em algumas organizações.

Este sistema de controle evita as rasuras, que podem estar presentes em livros de controle de ponto, além de fraudes.

É necessário ressaltar a facilidade que esse tipo de sistema promove no dia a dia do colaborador e do gestor de RH, permitindo o acompanhamento simultâneo e a emissão de relatórios inteligentes.

Portanto, o sistema de ponto eletrônico não possui burocracia alguma e, independente do tamanho da empresa, é bom contar com esse sistema a fim de otimizar todas as informações da organização.

Controle de ponto eletrônico e redução de custos

Todavia, além das vantagens que citamos acima, outro ponto bastante significativo é a redução de custos.

Com a drástica diminuição de erros operacionais automaticamente os custos extras caem também.

O total controle sobre faltas, horas extras e atrasos, gera maior economia de tempo, já que evita retrabalhos e o fim de erros que geram despesas para a empresa.

Os tipos de controle de ponto

Apesar da obrigação de controlar o ponto, as empresas podem escolher o tipo de sistema que será utilizado. Confira os principais:

Livro de ponto

Método mais antigo, consiste em anotar as horas trabalhadas em um livro físico. Provoca maior trabalho para departamento pessoal já que é passível de erros e rasuras.

Crachá

O cartão deixou de servir apenas para identificação e passou a servir para a marcação de ponto.

Relógio mecânico

O colaborador utiliza um cartão de ponto o qual marca a jornada de trabalho por quinzenas, nas partes da frente e de trás do papel.

Biometria

Uma opção segura que consiste no reconhecimento do colaborador através de características únicas como as digitais.

Software específico de controle

Considerada a opção mais moderna do mercado, com ferramentas especificas o controle de ponto se torna mais efetivo, sem erros e com um controle avançado. Integrados ao sistema de folha de pagamento, a interseção entre as ferramentas é instantânea.

E você, já sabe qual é a melhor opção de controle de ponto para o seu RH?

A Propay possui uma grande parceria com a Oitchau, uma das maiores empresas de tecnologia de ponto eletrônico. Entre em contato com nossos especialistas e tenha as melhores soluções para o seu RH.