No ano de 2018, cerca de 22% dos trabalhadores formais eram terceirizados, o que dá mais ou menos um total de 13 milhões de trabalhadores terceirizados, segundo o IBGE.
Terceirizar determinados processos podem trazer diversas vantagens para as empresas, como é o caso da folha de pagamento.
Demandar atividades operacionais a quem realmente entende do assunto viabiliza processos, otimiza tempo, diminui riscos e aumenta a segurança de informações. Por isso a terceirização cresce cada vez mais no mundo todo.Terceirizar a folha de pagamento vai além de contratar uma empresa especializada para realizar esse serviço. Ao escolher a organização correta e preparada para executar tal função, a empresa contratante passa a contar com uma tecnologia de ponta e os processos de folha de pagamento bem sólidos.
Neste artigo separamos 5 principais perguntas e respostas sobre BPO:
O BPO, Business Process Outsorcing, é uma solução que designa um especialista de Administração Pessoal dentro da estrutura da empresa cliente, fazendo todos os processos operacionais.
Dessa forma, o Business Process Outsorcing é a opção ideal para quem precisa ampliar a efetividade das atividades de folha de pagamento. Sendo assim, o especialista em BPO opera de maneira direta na estrutura do contratante, com o principal objetivo de oferecer o máximo de controle a seus gestores e maior aproximação com a estrutura da empresa e suas atividades.
A contratação de uma empresa especializada no BPO pode atender tanto as pequenas empresas quanto as grandes organizações
Redução de custos. Quando a organização opta pelo sistema de BPO, esta automaticamente, já economiza na impressão e armazenamento de papéis. Além disso, a necessidade do investimento constante em tecnologias caras acaba;
Maior agilidade. A implantação do BPO otimiza o tempo, diminuindo as burocracias;
Mão de obra especializada. Visto que a empresa responsável pelo BPO oferece uma alta aptidão técnica ao contratante, este conta com os profissionais sempre muito bem capacitados para fornecer um serviço de qualidade;
Dados atualizados e redução de erros. Como as informações ficam armazenadas em um banco de dados, qualquer movimentação é rapidamente atualizada neste tipo de modelo. Sendo assim, qualquer erro encontrado, é corrigido de maneira rápida, sem demais problemas e complicações.
O BPO possui tanto vantagens quanto algumas desvantagens.
Visto que a empresa contratada conta com todos os dados da organização contratante, existem clientes que não gostam da ideia de compartilhar informações importantes. Porém, é necessário ressaltar que se a empresa fornecedora de BPO for realmente séria e comprometida, toda e qualquer informação sigilosa estará segura.
Apesar da empresa que presta o serviço do BPO ter especialistas na área, é importante haver uma comunicação transparente todo o tempo, já que possíveis falhas são possíveis neste aspecto.
Portanto, embora o BPO conte com algumas desvantagens, seus benefícios são muito mais incisivos e significativos.
A terceirização ajuda a empresa nesse processo de tornar os gastos mais enxutos, mas como isso acontece? Ela descentraliza o departamento de Recursos Humanos de maneira estratégica, conseguindo liberar profissionais das atividades operacionais para pensarem na estratégica.
A terceirização inclusive pode impactar na estrutura do departamento, uma vez que o volume de atividades operacionais seja menor. Ela impacta os processos e ajuda você a otimizar diversos touchpoints do negócio.
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Ter uma boa estratégia de implementação e um objetivo concreto são muito importantes antes de adotar o BPO. Além disso, é imprescindível o alinhamento desse sistema com a equipe que já trabalha na empresa contratante. Para sua empresa usufruir de todas as vantagens do BPO, é necessário escolher o parceiro certo e, além disso, optar pelo melhor formato que atenda suas necessidades.
Nossos serviços de outsourcing de RH estão disponíveis nas modalidades BSP e BPO. O objetivo da Propay é auxiliar o seu RH a atuar de forma estratégica e menos operacional, reduzindo e otimizando os custos.
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