O último bimestre do ano geralmente são meses de muita importância dentro da organização. Nesta época alguns benefícios chegam para valorizar o trabalho dos colaboradores e estes se sentirem importantes dentro da corporação.
Em tempos de pandemia, para não promover aglomeração, cabe ao RH promover saídas criativas para as festas de fim de ano, como por exemplo confraternizações em drive-in, lugares ao ar livre, dentre outras opções.
Sendo assim, o final de ano é uma ótima maneira para os empregadores gerarem bons resultados dentro da empresa, oferecendo pacotes de benefícios que se alinham com as reais necessidades dos funcionários, sem perder o foco na gestão dos custos e dos processos operacionais.
O abono de final de ano conhecido como décimo terceiro, é a principal gratificação de fim de ano para os colaboradores. Embora o décimo terceiro salário já ser previsto por lei desde 1962 para todos os trabalhadores com carteira assinada, é uma gratificação salarial correspondente a 1/12 avos da remuneração do mês de dezembro, pelo mês de serviço trabalhado correspondente ao ano atual.
Vale ressaltar que o décimo terceiro salário nem sempre corresponde ao salário cheio mensal, visto que ele é proporcional aos meses trabalhados, ou seja, quem trabalhou os 12 meses do ano recebe este abono no valor equivalente ao salário mensal, diferente de quem não trabalhou todos os meses do ano ou acabou entrando na empresa em meses posteriores ao mês de janeiro, estes não recebem o décimo terceiro de maneira integral.
Ademais, o décimo terceiro geralmente é pago em duas parcelas: a primeira parcela é paga no último dia do mês de novembro e a segunda parcela é paga até o dia 20 de dezembro do ano em questão.
É importante lembrar que a empresa também pode efetuar o pagamento desse salário em apenas uma parcela, entretanto, esta deve ocorrer até o dia 30 do mês de novembro.
Nos dias de hoje, os benefícios corporativos são essenciais para competir com as grandes empresas atuantes no mercado de trabalho.
Estes são engrenagem essencial na retenção e atração de talentos, tendo grande influência na composição final da remuneração do trabalhador.
É bom destacar que os benefícios fornecidos pelo empregador devem ser adequados e atenderem as reais necessidades do colaborador, caso contrário, estes benefícios não irão promover o engajamento dos funcionários, além de não atingir resultados positivos.
Para oferecer benefícios que tornem a empresa competitiva no mercado de trabalho, é necessário entender o que os profissionais da organização desejam, fazendo uma pesquisa de clima.
Alguns tipos de benefícios corporativos para a sua empresa!
Este se caracteriza por ser o benefício mais desejado, visto que assistência médica possui um valor elevado e grande parte da população não tem. Até hoje esse sempre foi o benefício mais valorizado pelos profissionais, independente da época do ano.
Com este benefício, é possível negociar o tempo da jornada de trabalho, como trabalhar em casa ou dividir a carga horária para trabalhar determinada parte em casa e outra parte no espaço próprio da empresa.
Tal benefício fornece um bom retorno à empresa também, já que os profissionais acabam adquirindo maior produtividade. Exercícios físicos são de suma importância para manter a saúde e qualidade de vida dos colaboradores.
Este benefício, adotado no fim de ano por algumas organizações, envolve uma grande liberdade para o colaborador comprar o que for interessante para ele.Sem aglomeração
Como vivemos em tempos de pandemia, todas as confraternizações acabam ficando mais restritas, como é o caso de empresas que possuem elevado número de funcionários.
Neste caso, é tarefa do setor de RH promover saídas inovadoras para as confraternizações corporativas de fim de ano.
Para as empresas que não estão em condições de promover confraternizações, é interessante que estas ao menos presenteiem seus colaboradores, seja com vale presentes ou cestas de natal, com o objetivo de valorizar o trabalho dos profissionais feito ao longo do ano.
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