É vital que a empresa entenda que está investindo nos colaboradores, retendo os melhores talentos. Oferecer benefícios, além do salário, para os colaboradores da empresa é de suma importância porque mostra o quanto você prioriza o investimento em pessoas.
Um sólido pacote de benefícios pode ajudar a atrair e reter talentos, além de diferenciar os seus negócios dos concorrentes.
É papel do líder de RH assumir uma postura proativa com relação a estratégia dos benefícios corporativos, alinhando as melhores práticas de mercado com as reais necessidades dos funcionários, sem perder o foco na gestão dos custos e processos operacionais.
Baseado neste desafio dos líderes de RH e na necessidade de se ter informações atuais e relevantes que fazem a diferença na tomada de decisão, a Propay realizou a pesquisa HR Trends, porém, abordando desta vez o mercado de benefícios corporativos.
De acordo com a pesquisa, a assistência médica ainda é o benefício mais oferecido pelo mercado. 93% dos respondentes afirmam que oferecem hoje o benefício plano de saúde para seus funcionários. 80% dos respondentes acreditam que a assistência médica é um benefício que auxilia na retenção e na atração de talentos.
A Assistência Médica é um diferencial relevante para o pacote estratégico de benefícios da área de RH que têm como objetivo a atração e retenção de talentos. Porém, atualmente o benefício mais valorizado para os profissionais brasileiros, também é o mais caro e difícil de sustentar.
Os benefícios podem variar entre setores e empresas. O ideal é que o pacote seja projetado de maneira personalizada para a empresa, adequando-se a tamanho, localização, número de funcionários, dados demográficos e tipo de negócio.
Para encontrar a solução certa, é necessário ter uma perspectiva que enxergue o panorama geral e os detalhes complexos da organização, logo o RH precisa fazer estudos mais afundo para saber o que realmente vale a pena.
Atualmente as empresas que mais têm se destacado quando o assunto é benefício corporativo, são aquelas que oferecem ele no esquema de flexibilidade.
É o caso do famoso benefício flexível. É verdade que são poucas as companhias que ofertam: atualmente, apenas 8% das empresas que responderam a pesquisa HR Trends fazem o uso do formato flexível em suas empresas. Porém, 41% afirmam que pretendem implementar nos próximos 2 anos.
A abordagem dos benefícios flexíveis é um modelo que possibilita oferecer benefícios de acordo com a necessidade de cada colaborador.
O investimento no pacote de benefícios corporativos diversos têm sido uma grande sacada para atrair e reter talentos nas empresas.
Desta forma, a flexibilidade dos benefícios corporativos oferecidos acaba sendo uma estratégia para motivar e gerar comprometimento dos funcionários, aumentando sua produtividade.
A implementação de um programa de benefícios flexível é uma alternativa para os funcionários escolherem aqueles que melhor atendem às suas necessidades.
Além de ajudar a direcionar com mais eficiência o investimento da empresa em benefícios corporativos, este modelo desenvolve o conceito de que o funcionário é uma parte ativa nas decisões da organização.
É válido ressaltar que o pacote de benefícios corporativos de qualquer empresa, precisa estar alinhado com as estratégias e com a cultura organizacional dela.
Por isso, qualquer benefício que for implementado ou alterado precisa fazer sentido para o core business da empresa e com as necessidades de seus funcionários.