Propay | Blog

7 Soft Skills de líderes no pós-pandemia que serão exigidas

Escrito por Propay | 08-02-2022 14:07

Neste período de grandes transformações, quais são Soft Skills de líderes no pós-pandemia? Neste artigo separamos algumas habilidades que serão exigidas. 

Antes de mais nada, podemos afirmar que o termo soft skills é baseado em habilidades comportamentais, relacionando-se com as competências socioemocionais e, também, habilidades de liderança.

Com o avanço da vacinação e a volta ao escritório, nós, da Propay, elencamos alguns exemplos de soft skills de líderes no pós pandemia para você, gestor e chefe.

1 - Flexibilidade

Certamente a flexibilidade está entre as mais importantes soft skills de líderes no pós-pandemia, pois está relacionada com a adaptação às novas mudanças e a inovação. Dessa maneira, um gestor flexível tem a habilidade para se reinventar perante demandas imprevisíveis.

2 - Inteligência emocional

O pós-pandemia exige que o gestor transmita confiança para que seu time trabalhe focado em resultados. Além do mais, é de suma importância um líder saber distinguir tanto a realidade pessoal, quanto a realidade profissional.

3 - Tomada de decisão

A fim de fazer com que a empresa se desenvolva da melhor maneira possível, um bom gestor sempre toma as melhores decisões de forma assertiva, tendo noção das consequências positivas e negativas.

4 -Feedback: a comunicação é uma importante soft skill de líderes no pós- pandemia

A maioria das profissões exigem uma boa comunicação, inclusive para quem realiza a gestão de pessoas. Dessa forma, uma comunicação sem erros permite a transmissão de ideias de maneira fluída, evitando desentendimentos. Vale ressaltar que para uma boa comunicação também envolve ser um bom ouvinte. 

Outro ponto significativo da comunicação é o feedback. É importante falar com sinceridade e clareza os gaps e as qualidades de cada profissional, a fim de motivá-lo a sempre se superar.

5 - Empatia

A capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando entender a forma em como ela age está entre as soft skills de líderes no pós-pandemia. Aderir a empatia no cotidiano trará benefícios tanto para o gestor, quanto para seu time, portanto, não julgue, reconheça as diferenças e transmita confiança!

6 -Criatividade

Quanto mais criativo um líder é, mais chances de sucesso seu time tem, afinal, trata-se de uma habilidade com grande poder de ampliação no repertório de um negócio. Essa habilidade é um diferencial em empresas prósperas, visto que é possível evitar o gasto de recursos desnecessários, além de gerar novas oportunidades para a sua organização.

7 -Senso de liderança e planejamento

Um gestor com senso de liderança sabe motivar e envolver o seu time, conseguindo extrair sempre os melhores resultados. Por conseguinte, esse líder deve conciliar seu espírito de liderança juntamente com planejamento para atingir os objetivos com a sua equipe.

E você, quantas soft skills citadas nesse artigo tem?

Gostou desse conteúdo? Confira muito mais em nosso blog