Dia da Mulher: 4 dicas de como fortalecer a liderança feminina


As mulheres representam a maioria da população do Brasil. Entretanto, grande parte dessa população ainda se depara com desafios em relação à sua valorização no mercado de trabalho e dificuldades para fortalecer a liderança feminina.

Ainda há um longo caminho a percorrer para promover a diversidade e a inclusão das mulheres no local de trabalho, por isso é necessário lembrar sempre da importância da liderança feminina para os negócios.

8 de março, marcado pela comemoração do Dia Internacional da Mulher, é uma oportunidade para refletir sobre o progresso e a grande diferença que a mulher faz no mercado de trabalho além disso, iniciar ou potencializar as políticas de valorização.

Valorizar a liderança feminina e fortalecer o engajamento delas nas decisões das empresas, é o principal caminho para diminuir a diferença entre os gêneros. Pensando nisso, neste artigo vamos explorar alguns pontos importantes sobre este tema e ver 4 dicas de como fortalecer a liderança feminina.

bpo-folha

1 - Reforçar importância da mulher na cultura organizacional

Ter uma cultura organizacional forte e diversa, propicia mais oportunidades e melhores condições para que as mulheres possam contribuir com suas qualidades para os negócios da empresa.

Neste pilar, entra a questão da promoção da diversidade e políticas de equidade de gênero. Promover a diversidade significa abrir as portas da empresa, levando em consideração as competências técnicas e emocionais, independente de nacionalidade, posição social, gênero, entre outros.

Além disso, é importante que as empresas tenham políticas de equidade de gênero, isso porque combate à discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego tanto de homens quanto mulheres.

 

2 - Plano de carreira estratégico

Um plano de carreira é uma maneira da empresa definir todos os passos que os profissionais precisam dar dentro de seus cargos para evoluir dentro da organização.

Assim, é possível definir valores e um caminho que cada pessoa, ao assumir alguma posição, deve trilhar para avançar em meio às oportunidades existentes.

Esse tipo de estratégia, deve ser utilizada para fortalecer as mulheres, guiando-as num caminho de sucesso e reconhecendo todos as suas habilidade e esforços.

solucao-rh

3 - Salários iguais 

As mulheres receberam 77,7% do salário dos homens em 2019 de acordo com dados do IBGE. A disparidade salarial não é uma novidade.

Para essa realidade ser modificada, é muito importante que as empresas paguem igual para colaboradores com o mesmo cargo, independente do gênero. Plano de cargos e salários bem desenhando, pode resolver isso.

Outro ponto importante, é mudar algumas políticas de contratação. Por exemplo, é bastante comum que a empresa queira saber o salário atual da pessoa e oferecer um percentual a mais na contratação. Desta forma, se o homem automaticamente já ganha mais que a mulher, essa prática mantém as diferenças salariais.

 

4 - Fortalecer a liderança feminina: engajamento da diretoria

Se a alta liderança não estiver totalmente envolvida com ações de diversidade dentro da empresa, as chances de mudança são pequenas. Por isso, é necessário engajamento da diretoria nas atividades que visam a inclusão das mulheres em cargos de gestão.

Ainda há um longo caminho a percorrer para promover a diversidade, inclusão, e ainda fortalecer a liderança feminina, porém é uma caminhada constante.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para mais temas como este.

propay-folha

Topics: Dia Internacional da Mulher Mulher no mercado de trabalho