4 tendências para o RH Pós-Pandemia


Todos sabemos que a quarentena causada pela Covid-19 mudou todos os setores. Educação, Saúde e muitos outros. A área de Recursos Humanos também foi umas das atingidas. 

E novas soluções de RH são fundamentais para promover uma transição empresarial e um fortalecimento com os colaboradores, para que todos se sintam confortáveis.  

O RH pós-pandemia ainda causa muitas dúvidas, assim como outras áreas, que ainda estão cheias de incertezas. 

RH pós-pandemia: O que esperar?

Com a onda de desemprego e novas realidades, o RH teve que entender o que estava acontecendo na área para poder reformular toda a sua forma de enxergar.  

A saúde mental dos colaboradores tornou-se um ponto forte a ser analisado. 

Muitos funcionários sentiram fortemente o peso e o medo da pandemia. Alguns em estágio mais delicado, tiveram a perda de familiares.  

Ações concretas de apoio, frases de motivação, acompanhamento direto das lideranças, encontros digitais com colegas de trabalho, entre outros, foram recursos para tentar lidar com as inseguranças.  

Mesmo com o avanço das vacinas, a própria área, assim como muitas outras, irão levar sequelas do coronavírus em diversos sentidos. 

Transformação digital do RH

Entre as alterações na forma de trabalhar geradas pela doença está o trabalho remoto.  

O home office ganhou destaque na quarentena e passou a ser adotado permanentemente em muitas empresas. Dependendo do tipo de atividade exercida, a modalidade se encaixa perfeitamente.  

Com o home office, a comunicação também precisou ser mudada, para que se tornasse mais assertiva. E para a comunicação ser bem-sucedida, os líderes diretos precisam estar também engajados. 

Propay SaaS

Confira 5 passos para ser um líder de sucesso

Afinal, existem muitos ruídos na comunicação online, que geralmente são mais fáceis de serem resolvidos pessoalmente.  

A comunicação foi uma ótima aliada durante o período difícil de 2020 e primeiro semestre de 2021, que deixou milhões de brasileiros desempregados.  

Valorização do capital humano

Com a pandemia, o lado humano ganhou mais atenção. Esse tópico sempre foi foco no RH, mas durante o pós-pandemia, está ainda mais em evidência. 

Isso porque muitas pessoas perderam amigos e parentes, então, o psicológico pode estar bastante afetado, o que pode atrapalhar até mesmo na produtividade.  

Os profissionais de RH trabalham em equipe para que tudo ocorra bem e a empresa não seja prejudicada de forma indireta por doenças emocionais.  

Além disso, uma das coisas que vem sendo bastante adotadas para a valorização do capital humano, é a realização de cursos, pois com o home office, os trabalhadores possuem mais tempo de se especializarem em outras coisas. 

Redefinir estratégias para balancear trabalho e vida

Após duas ondas de uma pandemia, é normal que a vida esteja bastante conturbada.  

E os próximos passos para a vida pessoal e mercado de rh também serão conturbados. 

Seja por conta de um parente próximo ou amigo, ou apenas por empatia, todos acabaram ficando afetados de alguma forma pela Covid-19. 

Nesta nova etapa de vacinação, cabe a cada trabalhador, especialmente do RH, procurar mostrar o caminho a ser seguido, de forma saudável, dentro da empresa em questão.  

Ver formas melhores de produtividade que deixam tudo sob controle na vida pessoal e profissional são de suma importância.  

Propay Plus

 

4 tendências do RH pós-pandemia

Como já foi dito, existem determinadas tendências que vieram para ficar no pós-pandemia.   Confira 4 delas: 

1.  Novas medidas de comunicação interna: como a comunicação será em sua maioria de forma virtual, é preciso que plataformas digitais internas que acompanhem esse momento. Afinal, redes sociais podem ser distrações e atrapalhar a produtividade do trabalhador; 

2.    Análises Preditivas: essa técnica permite que o profissional do RH entenda o mercado e consiga se preparar para eventos futuros, instruindo a empresa para qualquer mudança; 

3.    Lifelong Learning: o aprendizado não tem data para acabar, portanto fazer com que o funcionário da empresa entenda que ele está em constante evolução, é uma forma de incentivá-lo a crescer constantemente; 

4.    Atração de Talentos: ressaltar ao funcionário a capacidade e suas competências de continuar trabalhando na empresa são essenciais para a continuidade do fluxo de produção. 

Conclusão

O novo normal já é uma realidade mundial. As empresas precisam se adaptar a ele e estudar novas formas de melhorar a sua marca durante esse período.  

A tecnologia é a principal chave para abrir a porta a novas oportunidades, clientes e missões profissionais. 

O 100% tradicional já não tem mais espaço no mercado e deve estar sempre se atualizando para abranger inovações que surgem a cada ano.  Só dessa forma, o crescimento da empresa estará certo. 

Gostou desse conteúdo e tem dúvidas? Entre em contato com a gente e conheça a Propay Plus: Gestão Integrada do seu RH.  Estamos prontos para te ajudar!

Topics: RH Estratégico Mercado de RH Gestão de Talentos